8.09.2013

"Papai, o que é TV aberta?" – O YouTube, filhinho.


YouTube Space. A coisa mais bacana que o Google desenvolveu desde, hum, vejamos, o próprio Google. YouTube Space é um complexo gigante de produção audiovisual onde qualquer pessoa que produza ou queira produzir conteúdo para a nossa querida biblioteca de vídeos pode fazer uso de equipamentos e instalações de última geração sem pagar nada! Incrível, não é? No momento só podemos encontrar esse serviço em três lugares do mundo: Los Angeles, Tóquio e Londres. Se você puder ir até um desses pontos irá receber todo suporte necessário para sua produção, a única coisa que eles não oferecem é financiamento. Você pode ter mais informações clicando aqui. Agora, o quão magnífico isso é de fato? Depende de cada um, mas vou compartilhar com vocês o quão legal isso é para mim!

A capacidade de um usuário comum do site criar conteúdo notório e de alta qualidade está sendo testemunhada há um tempo. Em nosso país temos um grande exemplo recente disso, o pessoal do Porta dos Fundos, nada mais é do que um grupo de amigos que se juntaram para gravar uns vídeos engraçados. Hoje eles são celebridades que o país inteiro adora, as grandes emissoras de TV correm atrás deles porque querem exibir seus lindos rostinhos preciosos em seus programas e, assim, o canal vai recebendo mais visitas que muito site .XXX por ai.

Eu me lembro de como conheci o YouTube, um colega do colégio me mostrou um vídeo hilário ao maior estilo videocassetadas do Faustão. A partir daí, procuramos diversos outros vídeos para rir. Mais tarde, comecei a tocar violão sozinho, o que foi difícil, mas para minha surpresa havia aulas de violão e guitarra no site, eu poderia ditar o ritmo que me fosse mais confortável, dentro da minha casa e no horário que minha rotina adolescente melhor suportasse. Ou seja, eu sempre tive ciência que o site oferecia muito mais que entretenimento, mas quando eu descobri que poderia assistir aulas de universidades renomadas como Harvard, Oxford, Yale e até do MIT, aí eu resolvi de vez fixar o YouTube nos meus favoritos.

O nosso querido braço de vídeos do Google tem seu próprio canal voltado exclusivamente para conteúdos educacionais, é o YouTube EDU, onde podemos encontrar diversas aulas disponibilizadas por algumas das instituições citadas acima e outras mais.  Mais de 100 universidades e centros de ensino fornecem conteúdo para esse canal, você entra na aula junto com a turma que a assistiu presencialmente, acompanha suas dúvidas e seu desenvolvimento. “Ah, mas eu não sei falar banana em inglês!”, pois é alguém pensou nessa possibilidade e existem canais onde você obtém acesso ao conteúdo dessas mesmas instituições renomadas de ensino com legendas em português, e português verde amarelo mesmo! O portal Veduca é o que eu mais acesso. Nele você pode acompanhar cursos completos, palestras e debates de grandes nomes da educação global.


O que me traz de volta à produção desse conteúdo todo. A qualidade é de nível profissional! A ferramenta está disponível e é admirável a forma como o público vem utilizando, desde compartilhar cursos e bate-papos enriquecedores de grandes universidades até dicas de culinária, aulas de guitarra e realizações de sonhos geek como ver uma luta live action entre Batman e Wolverine (confira o canal Bat In The Sun, caro amigo nerd!).

Encontramos curtas, longa metragens, web series, shows de artistas renomados e de iniciantes, a indústria somos nós, e ainda recebemos suporte.

Hoje em dia até aquela boa novelinha das oito pode ser acompanhada online. Se você, noveleiro de plantão, começa um curso ou faculdade e perde o fio da meada, pode acompanhar tudo online nos horários que lhe forem mais cômodos. A pergunta agora é: quando as grandes emissoras de TV irão tomar coragem de colocar seus preciosos programas em um canal oficial no YouTube para descobrir quais deles as pessoas só assistem por terem o hábito de ligar seus televisores naquela hora do dia ou porque o dono da padaria não se preocupa em trocar de canal depois que o telejornal da manhã acaba?

Os telespectadores são produtores agora, fazem parte de um júri bem informado e capacitado para separar o joio do trigo, no que diz respeito ao conteúdo que nossas emissoras produzem e determinam ser adequados para nós nos horários que elas julgam mais apropriados, e com ferramentas tão poderosas nas mãos como o YouTube, e incentivos tão inspiradores quanto a iniciativa do YouTube Space. Podemos ter certeza de que cada vez mais teremos conteúdos de qualidade em uma infinidade de temas e cada vez mais teremos o direito de escolher o que ver e quando ver.

O termo TV aberta pode até ter sido adequado para designar canais gratuitos com conteúdos variados disponíveis em dados horários no passado, mas hoje em dia ele faz mais sentido do que nunca se o utilizarmos para designar uma infinidade de canais com conteúdos variados que você pode conferir da maneira que lhe for mais agradável, na ocasião que lhe parecer mais agradável. E, se estiver faltando algo que você quer ver, é só ir lá e produzir. =]

MARCELO Rodrigues
Assistente de criação na LB Comunica
e apaixonado por games, HQs, filmes e seriados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...