12.11.2013

Líderes natos ou moldados?

Essa semana o mundo está mais triste, menos lindo e com saudades de um dos principais líderes que o mundo aprendeu a admirar e respeitar.

Nelson Mandela, mais conhecido como “Madiba” pelo povo africano, sempre será lembrado como o símbolo do combate ao regime de segregação racial: o Apartheid. Sua dedicação, inteligência, foco na solução, poder de comunicação e senso de justiça são algumas características que o coloca como um grande líder.


Quando falamos em grandes líderes sempre lembramos de alguém, não é mesmo? Mas nem nos atentamos ou deixamos passar despercebido de onde eles vêm e como eles surgem.

Algumas características específicas surgem na primeira década de vida, quando aquela criança se destaca nas brincadeiras de roda, por exemplo. Ela chama atenção da galerinha com o seu poder de iniciativa, facilidade em comunicar-se e tomar decisões. Esses são alguns sinais aparentes de que está por vir uma carreira profissional brilhante.

Mas calma! É certo afirmar que essas competências podem ser aprendidas e desenvolvidas ao longo da vida e que, algumas pessoas têm vocação mas não têm motivação. Por isso não se desenvolvem. Já outras não têm vocação, mas com persistência e determinação se tornam lideres influentes, com poder de atrair quem estiver ao seu redor.


Para trabalhar e desenvolver esse espirito de liderança existem algumas técnicas e cursos que ajudam no desenvolvimento: 

Um líder deve ter uma excelente capacidade de comunicação - Para ser um bom líder, você tem que ser um excelente comunicador. A fala tem que ser seu maior aliado.

Um grande sinal de liderança é ser o porta-voz nas apresentações em grupo na sala de aula e ser o funcionário que mais é chamado para fazer apresentações. Ser claro ao falar, verdadeiro e correto no momento de passar informações.

Uma boa pedida para os profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos e se tornarem bons porta-vozes é o media training. No treinamento são ensinadas técnicas para se ter um bom relacionamento com a imprensa e que também podemos aplicar para diversos públicos.

Capacidade de influência - Quando se é criança, identificamos um mini líder, por exemplo, quando ele define o jogo e explica como será realizada a brincadeira. Já na vida acadêmica e profissional, identificamos quando sempre levanta temas para trabalhos em grupo e reuniões de projetos. São algumas dessas situações em que é possível perceber o poder que um líder tem na hora de influenciar alguém.

Ouvir e estar disposto a ajudar - Ser uma pessoa disposta a ouvir o que seu companheiro pensa e ajuda-lo em determinadas tarefas ou até mesmo na vida pessoal é um sinal de liderança.

Curiosidade - Um líder deve estar sempre antenado e aberto às novidades.

SUZANE Almeida
Recepcionista da LB Comunica, estudante de comunicação,
aspirante a blogueira de moda e personal stylist

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...