5.19.2014

E precisava falar desse jeito?!

E quem nunca ouviu essa pergunta em meio a uma discussão ou mesmo durante um pedido de desculpas, que atire a primeira pedra. Essa questão é realmente muito comum, mas você já parou para pensar que há um motivo completamente lógico do por que ela é tão recorrente, especialmente numa situação de desentendimento? É simples: porque a comunicação vai muito, mas muuuuuito além das palavras. 


Dr. Lair Ribeiro, médico cardiologista/nutrólogo, autor de 35 livros na área de autoconhecimento, aponta, em uma de suas principais obras (Pés no chão e cabeça nas estrelas, 1993) que o tom de voz representa 38% do poder da comunicação entre duas pessoas e a palavra (conteúdo da mensagem em si) apenas 7%. É mole? Agora ficou fácil perceber que, em boa parte das vezes quando debatemos algo, o mais importante não é O QUE dizemos, mas COMO estamos transmitindo aquela mensagem.

Isso sem falar que enfatizar uma ou outra palavra na mesma sentença pode alterar o sentido da mensagem por completo. Não acredita? Veja só:

“Fulano, vou chegar tarde em casa de novo, pois preciso terminar esse trabalho.”

Significa que o término do trabalho naquela data é extremamente importante e que a pessoa não irá para casa enquanto não conseguir finalizá-lo.

Agora veja como a situação muda:

“Fulano, vou chegar tarde em casa de novo, pois preciso terminar esse trabalho.”

Significa que a pessoa em questão não está contente com o fato de ter que chegar tarde outra vez, em função do término do trabalho.

É impressionante o poder que o tom de voz tem de transmitir mensagens que vão muito além do conteúdo original. Agora, cá entre nós, prestar mais atenção a esse ‘’detalhe’’ pode ser bem interessante como uma ferramenta de “redução de conflitos” em muitos ambientes, não acha? Essa é uma dica que pode ajudar a facilitar a sua comunicação interpessoal no trabalho, em casa, na faculdade, com a família e até mesmo com o namorado (a).  Então, por que não tentar? Afinal, já diziam os sábios, comunicar é uma arte! ;)

BIANCA Franzini
Atendimento e planejamento da LB Comunica, antenada em tudo o que rola
de novo no meio da comunicação e apaixonada por séries e livros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...