11.07.2014

Branded Content: conteúdos que inspiram e impulsionam as marcas

E você aí, publicitário? Já manja tudo de marketing de conteúdo?

Se a resposta for qualquer outra coisa além de um belo “SIM”, bora se informar porque essa tendência vem com tudo e muitas marcas já têm investimentos garantidos pra essa estratégia.



O branded content é uma estratégia de construção e consolidação de imagem com base na produção de conteúdo pela marca, por esse motivo, torna-se uma das melhores pedidas para o marketing a longo prazo, aprimorando o relacionamento com o consumidor. Opa, espera aí, como é que é?!
Vamos detalhar um pouquinho o cenário pra compreender melhor:

1. Atualmente, por meio da internet, qualquer pessoa pode produzir e compartilhar conteúdos;
2. O usuário, hoje, seleciona os conteúdos de interesse e pode facilmente rejeitar propagandas com o intuito somente de venda, sem nenhum benefício pessoal;
3. Não é mais possível simplesmente interrompê-lo com mensagens que ele não está disposto a ouvir (pelo menos não sem causar uma péssima impressão).

Então como se aproximar do consumidor e se tornar referência num determinado tema de forma mais suave e sem qualquer imposição? É aqui que entra a produção de conteúdo!
Branded content é quando a própria marca produz um conteúdo útil ou divertido, ligado à sua proposta de identidade =)

Ele poder ser um informativo, educativo ou de entretenimento. Por exemplo:

Revista da TAM
Esse canal, criado pela TAM é tão famoso que, em épocas de férias e aeroportos lotados, a tiragem da revista não é suficiente para o número de leitores!



Revista da Ultrafarma
Este é outro case de sucesso: a revista, com conteúdos totalmente voltados para o público da
Ultrafarma, é tão esperada quanto os medicamentos na entrega dos produtos.

Rádio McDonald’s
A rádio McDonald’s, criada para entreter o público especialmente na hora do almoço, também é destaque dentre os cases de branded content.
E quais são as possibilidades para o marketing de conteúdo? Muitas! Veja só: histórias em quadrinhos, revistas, rádios, livros, curtas, fanpages, documentários, programas de tv, brand channel e por aí vai...
Assim, além de ser uma tendência, essa estratégia tem como principal benefício transmitir uma boa imagem e estabelecer uma relação de confiança com seu público.

E aí, gostaram? Então vamos finalizar com uma ótima notícia pra animar ainda mais esse post:
como estamos falando de conteúdo, para as marcas que já apostaram na ideia possam desenvolver ações bem assertivas, precisam de profissionais que, além de deterem conhecimento técnico sobre comunicação em geral, tenham real interesse por aquele tema/produto/serviço oferecido. Assim, a criação do conteúdo é feita de forma mais natural.
Opa, então, quem sabe esta é a sua chance de atuar na área de comunicação da sua marca do coração? Já pensou nisso? Se ainda não, pode ser interessante cogitar a ideia, pois, atualmente, não existem tantos profissionais com real expertise nesse segmento e o mar está pra peixe. #ficaadica ;)

Fontes:
http://www.webestrategica.com.br/marketing/branded-content/
http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/noticias/2012/04/24/Natura-lanca-programa-na-TV-Record.html

BIANCA Franzini
Atendimento e planejamento da LB Comunica, antenada em tudo o que rola
de novo no meio da comunicação e apaixonada por séries e livros

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