10.08.2015

Extensões: Tipos e diferenças


No mundo da comunicação lidamos com diversas imagens que podem ser: fotos, logos, ilustrações, backgrounds entre outras. Cada imagem se encaixa em diversas mídias diferentes tanto on-line quanto off-line, para trabalhar melhor com elas, foram criadas as extensões de imagem.

Essas extensões são aquelas siglas que ficam depois do nome da imagem escolhida pelo usuário, seguidas de um ponto.

Para um profissional da criação, a extensão da imagem faz toda a diferença na hora de trabalhar. Caso a imagem esteja aberta, trabalhamos com mais tranquilidade, mas às vezes recebemos imagens fechadas que apenas atrapalham.

Mas o que é imagem fechada ou aberta? Por que isso é relevante com as extensões?

Calma! Confira abaixo as extensões mais usadas e suas diferenças.

Extensões abertas
As extensões abertas recebem esse nome, pois são arquivos de imagem que podem ser manipulados quando o designer possui seu software respectivo.

.cdr – os arquivos com essa extensão, são do software Corel Draw, que é um software de imagens vetorias. Os gráficos vetoriais, não são construídos por pixels (embora sejam exibidos na tela do computador como pixels). Eles são, na verdade, formados através de expressões matemáticas e as instruções inseridas produzem linhas, curvas e formas preenchidas. Logotipos de empresas são, muitas vezes, gráficos vetoriais e normalmente trabalhados com quantidade de cores limitadas, embora possam apresentar gradientes e sombreamento para produzir os mais sofisticados elementos.

.ai – essa extensão é do Illustrator que também é um software de imagens vetoriais da empresa Adobe. É um dos softwares mais usados na área de criação.

.psd -  um arquivo com essa extensão, é um documento de imagem e foi criado com o uso do Adobe Photoshop. Geralmente arquivos de fotos, montagens, tratamentos e afins.

.indd – é uma extensão utilizada para o Adobe Indesign, um programa voltado para diagramação impressa ou digital.

.eps -  extensão EPS significa "Encapsulated PostScript", é um formato para transportar documentos abertos, ou seja, o arquivo é comprimido em forma de cápsula, podendo ser aberto em outros programas. Por exemplo: você faz um logo em Corel Draw, exporta o arquivo em EPS e assim você consegue abrir esse mesmo arquivo no Illustrator.

Extensões fechadas

Os arquivos fechados são imagens que não são manipuláveis, usadas quando a arte está finalizada.

.jpg –  é um dos padrões mais populares da internet por aliar duas características importantes: oferece níveis razoáveis de qualidade de imagem e gera arquivos de tamanho pequeno quando comparado a outros formatos, facilitando o seu armazenamento e a sua distribuição.

.png – a extensão PNG suporta milhões de cores, não apenas 256, sendo, com isso, uma ótima opção para fotos  e muito usada com o fundo vazado, especialmente quanto utilizado logos caso o cliente optar por  não enviar o arquivo aberto.

.gif – esse formato é muito usado para sites, e-mail marketings e outras mídias digitais por ser menos pesado, porém perde em questão qualidade. Esse formato é muito usado para animações rápidas.


É claro que existem diversas outras extensões, mas essas são as mais usadas, lembre-se de sempre enviar arquivos abertos para ajudar nós da criação. 

THIAGO Jardim
Assistente de criação na LB Comunica
ilustrador, apaixonado por Mangás, Animes e Games

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...