10.01.2015

O ruído na comunicação afeta as relações humanas






















Quem nunca brincou de telefone sem fio? Na infância provavelmente todo mundo já brincou pelo menos alguma vez. Era basicamente assim: André mandava mensagem para Carla, Carla reenviava para Roberta, que a repassava para Fábio, no final do processo a última pessoa, no caso o Fábio, teria que falar a mensagem em voz alta, e sempre terminava com o conteúdo da mensagem original completamente diferente. Isso acontecia porque repassávamos somente aquilo que compreendíamos, o que gerava muita confusão.

Hoje, no mundo dos adultos, isso ainda acontece. O que antes se tornava engraçado, hoje pode se tornar muito prejudicial. Às vezes a mensagem chega à pessoa de uma forma distorcida, por meio da comunicação falada e escrita, em outras a mensagem está clara para nós, mas, quando chega à outra pessoa, ela não entende, ou entende de outra maneira. Por isso, é preciso tomar cuidado quando for explicar ou enviar algum e-mail importante, pois o ruído pode prejudicar não apenas as relações entre pessoas, mas também afetar os resultados das organizações, podendo causar grandes prejuízos.



Existem quatro tipos de ruídos na comunicação:

Ruído físico: é de origem externa, são barulhos que atrapalham a outra pessoa de ouvir o que você está falando, por exemplo, quando há construções por perto, aparelhos de som com o volume muito alto, conversas paralelas, exemplos que dificultam o receptor de ouvir o que está sendo falado.

Ruído fisiológico: o que atrapalha o entendimento de quem precisa ouvir ou transmitir, por algo que lhe incomoda, como as dores. Dor de ouvido, de cabeça, de garganta. Não adianta, não conseguimos pensar ou raciocinar direito nesse caso.

Ruído psicológico: É quando você está tentando entender a mensagem transmitida e começa a pensar em outras coisas, a “viajar na maionese”, deixar a mente vagar por aí. Isso acaba impedindo o entendimento da pessoa.
Obs: Vale ressaltar que acontecer isso de vez em quando é normal, devido a causas como cansaço, tarefas acumuladas, preocupações e etc, mas se ocorre constantemente pode ter relação com o déficit de atenção.


Ruído semântico: É quando ouvimos algo que possui um significado diferente, como no caso do “telefone sem fio” dito anteriormente.
Isso pode acontecer também nos casos de mensagens com muitos termos técnicos. Por exemplo, quando você não entende nada de astronomia, vai assistir a uma palestra que fala sobre o assunto, e sabe que irá se deparar com palavras que você nunca ouviu. Naturalmente, seu entendimento poderá ficar prejudicado, pela falta de conhecimento. 

Por isso é preciso tomar muito cuidado na hora de se comunicar com outra pessoa, enviar e-mails, mensagens, apresentar palestras, e também em negociações. Não há como você se sair bem sem ao mesmo ter o mínimo de conhecimento sobre o assunto a ser tratado. Prepare-se para transmitir e receber a mensagem de forma correta.

A boa comunicação, sem ruídos, é essencial para qualquer negócio. 



PAULA de Camargo 
Recepcionista da LB Comunica,tranquila, simpática e sorridente,
é apaixonada por The Walking Dead e tocar bateria.



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