10.13.2015

Processo criativo e maneiras de estimular a criatividade


Muitas vezes nos encontramos em uma situação em que não conseguimos precisamente expressar nossas ideias, sejam elas transcritas para uma apresentação, um modelo artístico ou até mesmo em um discurso. Entre o produtor de conteúdo e o receptor existe a barreira do ruído da comunicação e a diferença de repertório, que pode causar uma interpretação distinta do objetivo inicial da mensagem.

Como, então, transferir claramente seu insight para o produto final? Existem vários métodos de processo criativo usados por grandes agências que facilitam a expressão da linha de raciocínio. Pessoalmente, eu gosto de começar juntando palavras-chave que representam a mensagem a ser passada. Por exemplo, se sua apresentação ou texto trata-se da área de marketing, comece por pontos importantes do assunto que julgue ser essencial para o conteúdo.



Depois de defini-las, crie ramificações de seus pontos principais para não se esquecer de abordar nenhum tópico relevante. Ao terminar, você terá uma rede de assuntos que terá que organizar em uma sequência lógica para construir um começo, meio e uma conclusão que “amarre” todas as suas ideias.


Para isso, ordene o que deverá ser falado para criar uma progressão que deixe o receptor da mensagem interessado no fim de sua narração. Pontue seu trabalho com exemplos claros para exemplificar as situações propostas e mantenha sua linguagem apropriada ao público que irá interagir. 

Nunca deixe de revisar e colocar a prova seu conteúdo à outra pessoa para críticas construtivas e observações sob uma perspectiva diferente. Desta maneira, você pode obter uma segunda opinião e aperfeiçoar o que realizou.
 
E pronto! Basta organizar seus pensamentos e colocá-los em ordem. Não se esqueça de manter a postura e ter segurança na fala! Espero ter ajudado com essas dicas. Apenas respire fundo e mãos à obra! 


MARIANA Peres
Estagiária de Atendimento na LB Comunica
pilhadinha, santista e viciada em super-heróis



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...