9.13.2017

A agência, o restaurante e a vitalidade



A vida na área de comunicação, como em diversos outros segmentos, é uma loucura (boa). A semana começa e você tem um acúmulo de atividades, briefings dos mais diversos tipos, pautas novas, sua caixa de e-mail está lotada, as metas do mês não saem da sua cabeça, existem novas funções a serem abraçadas, textos para escrever, contatos a fazer, notícias para ler, reuniões agendadas e o tempo está passando.

Na hora do almoço, o restaurante escolhido está lotado, o garçom passa pela sua mesa, você pede o azeite, o fulano da mesa de trás quer a conta, o da poltrona ao lado quer uma Coca-Cola e o cliente que está lá no fundo reclama que o pedido dele chegou com picles e ele queria sem. Coitado desse atendente! Ele está sozinho e precisa lembrar de tudo isso até chegar na cozinha para pegar uma bandeja, distribuir pratos e dar conta de todas as demandas.

Enquanto isso, um atleta que acordou na madrugada já nadou 5 mil metros, pedalou 30km e agora está correndo debaixo de um solão. Sua alimentação é regrada, as horas de sono são poucas, mas a endorfina e a conquista de mais uma medalha movem esse que está treinando há anos, com muita determinação.

Ótimo! Você, o garçom e o triatleta são muito ocupados e buscam superação, os melhores resultados e reconhecimento, mas acima de tudo a satisfação própria.

Você quer conquistar espaço na mídia, porque é assessor de imprensa, precisa ter criatividade para escrever bons textos, com ideias novas. O garçom tem que esbanjar energia e simpatia, dar conta do giro do estabelecimento, vender! O atleta deve estar disposto, concentrado e trabalhar para ter um ótimo preparo físico.

Para todos vocês, o desafio de viver, ter positividade, contagiar o ambiente, ter a mente tranquila, ajudar colegas, saber trabalhar em equipe, fazer os jobs da agência fluírem em harmonia, tornar a relação com os clientes e com cada departamento amigável e ter disciplina são atitudes que fazem toda a diferença. Por isso, convido você, leitor a fazer uma reflexão sobre o que realmente vale a pena dentro da publicidade, do jornalismo e de outros espaços, sobre os fatos com que as pessoas devem se irritar ou não e a respeito da sua saúde, que é o principal.

Dicas para a inteligência emocional, com o objetivo de lidar com o estresse:

1. Identifique os “gatilhos” das suas emoções. Se você tem alguma reação a algo que incomoda, pare e procure descobrir por que você está se sentindo tão nervoso.

2. Visite os seus valores. Saber o que é importante para você contribui para o seu autoconhecimento e ajuda a prever as suas próprias reações.

3. Procure feedback dos outros. Saber o que as pessoas pensam das suas atitudes ajuda a conhecer melhor o seu próprio modo de ser.

4. Conte até dez. Para “esfriar o sistema” e elevar o nível das suas respostas. A dica é esperar um tempo antes de agir. Atrasar a sua reação emocional pode evitar desgastes desnecessários causados por uma “explosão”.

5. “Durma sobre o problema”. Deixar uma decisão difícil para o dia seguinte, após uma noite de sono restauradora, pode arejar as ideias e garantir um comportamento mais tranquilo.

6. Saiba que as mudanças estão “na esquina”. A consciência de que os vínculos e os conflitos são passageiros aumenta a sua resiliência. Você aguenta melhor o impacto dos problemas se sabe que eles vão ter fim.

7. Chame as pessoas pelo nome. O hábito desarma e faz o outro “baixar a guarda”.  Com esse vínculo criado, você terá um acesso mais fácil às emoções alheias.

8. Limpe a mente de distrações ao interagir socialmente. Esqueça o resto das suas preocupações e fixe a sua atenção na outra pessoa. Isso porque é impossível perceber as emoções do outro se você não é capaz de ouvi-lo.

9. Observe as pessoas. Quando você não estiver participando de uma cena, assista a ela. Estudar o modo como os outros falam, riem e interagem pode dar dicas valiosíssimas sobre como se relacionar com eles.

10. Seja curioso a respeito dos outros. Se você demonstra interesse em conhecer uma pessoa, cresce exponencialmente a sua capacidade de influenciá-la no ambiente de trabalho.

11. Explique as suas decisões, não apenas tome-as. Comunicar frequentemente os motivos das suas atitudes contribui para que os outros compreendam você e se tornem seus aliados.

12. Use expressões para a correção de conflitos. Pedir desculpas nunca é demais.

Vamos em frente, sem perder as estribeiras, porque setembro é o nono mês do ano e ainda temos uma série de coisas para preencher no relatório da nossa própria história.

ADRIANA Pinheiro
Redação e Assessoria de Imprensa da LB Comunica,
curte uma boa caminhada e vive acompanhada de seus sons e notas musicais



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