11.01.2017

Quando o core business do cliente não é pauta!



Dados de balanços financeiros, novidades em expansão ou vitórias importantes. Tudo o que um assessor sonha como sugestão de pauta para “cavar” um espaço nobre para os seus clientes na imprensa. Mas e quando nada disso, por razões estratégicas internas, não pode ser publicado? O que fazer?

É praticamente certo que todos os assessores de imprensa passaram ou vão passar por esse imenso desafio de não poder fazer do core business dos clientes uma sugestão de pauta. As razões para isso são inúmeras, mas de certa forma estão concentradas na confidencialidade para proteger a sua expertise ou para não expor os clientes que porventura possam estar envolvidos em suas operações comercias.

A boa notícia é que para esses casos há sempre mais de uma solução. A inventividade em elaborar outros tipos de pautas que se adequem ao perfil do cliente faz do profissional de AI um poço sem fundo de ideias – das mais simples, como comentar o core business ou uma situação de outra empresa do mesmo ramo de atividade, até as mais elaboradas, adentrando terrenos que, embora férteis, pode ser que nem o cliente já havia pensado.

Para que essas “novas formas de pauta” sejam exploradas com mais ênfase e exatidão, faz-se necessário que o assessor tenha um profundo conhecimento dos diversos veículos de imprensa disponíveis e aptos a receber suas sugestões. É importante também acompanhar de perto o mercado do cliente para que as ideias surjam.

No entanto, são essas situações, que exigem criatividade e insights rápidos para não perder uma mínima oportunidade, que criam um laço cada vez maior entre a agência de comunicação e o cliente. Posicionar o cliente sem estender às questões estratégicas internas não publicáveis gera confiança e liberdade para o profissional explorar novos terrenos.

Investir um tempo na rotina para pesquisar outras oportunidades para os clientes é criar uma rede inestimável de possibilidades. O resultado, quando obtido, é gratificante não só para quem o recebe, mas para quem cria. Como diria Albert Einstein, “no meio de toda a dificuldade encontra-se a oportunidade”. 

MARCOS Vargas
Assessor de imprensa na LB Comunica
rockeiro e palmeirense, fã de livros biográficos e sobre política

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...