2.28.2018

A página em branco (ou o bloqueio criativo)




É uma cena, de certo modo, bastante comum na rotina dos assessores de imprensa (e de todos aqueles que amam escrever). O cliente deu uma ideia bacana para uma pauta, você obteve ótimas informações com o briefing, mas na hora de escrever a sugestão para os jornalistas aparece a temível página em branco. Minha nossa, e agora?

O bloqueio criativo no dia a dia profissional não é e nunca será uma novidade, mesmo para aqueles temas mais corriqueiros e que “tiramos de letra” ou, por óbvio, para aqueles super áridos e de que são tão difíceis que você sequer sabe por onde começar a organizar as suas ideias.

Não importa! Quando estamos sem inspiração para escrever até mesmo se alguém pedir para redigirmos a redação “Minhas férias” será um obstáculo que parecerá intransponível em um primeiro momento.

Como dica importante: não se desespere e tente se acalmar. Respire fundo, se possível dê uma volta por aí, tome um café, estique os músculos. Movimente-se, mesmo na cadeira!

Navegue por alguns sites atrás de referências sobre o tema, coloque fones de ouvido e músicas que você mais gosta para evitar distrações externas e relaxe. Deixe que a criatividade apareça e dê o ar da graça.

Quando menos você esperar, pode ter certeza de que a página não estará mais em branco e logo verá que o título, a linha fina, o lead, o texto estarão na página.

Por fim, lembre-se: a página em branco pode ser temível e terrível, mas é, às vezes, ótima para aumentar o nosso repertório, buscar informações em lugares onde jamais imaginaríamos e relaxar como precisamos para conseguir ótimas ideias.

E, não, a minha página não ficou tanto tempo em branco antes de escrever esse texto. Dei sorte. Até a próxima!

MARCOS Vargas
Assessor de imprensa na LB Comunica
rockeiro e palmeirense, fã de livros biográficos e sobre política

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...