3.14.2018

Inputs Criativos



Muitas pessoas perguntam como funciona o processo criativo e como os times de criação desenvolvem seus projetos e chegam a um resultado satisfatório e surpreendente para o cliente.

O que ocorre é que muitas vezes o processo criativo é  único para cada criador. Existem algumas práticas e técnicas para melhorar esses processos, mas basicamente tudo depende da sensibilidade e vivência pessoal do indivíduo que está criando.

E é a partir desta vivência pessoal que a grande maioria dos projetos são criados. Quem nunca ouviu aquela famosa frase “nada se cria, tudo se copia”? Bem, não é um termo completamente certo pois isso é plágio, mas quando falamos de Inputs criativos é basicamente o que se ocorre.

Input é tudo que está entrando em nossa mente, ou seja, tudo que vivemos, olhamos, assistimos, sentimos e ouvimos, algumas vezes de forma consciente e, muitas vezes, que surgem no nosso inconsciente. E é justamente nesse ponto nebuloso chamado inconsciente em que achamos que criamos nossas obras-primas sem referência nenhuma. Mas, como dito antes, não é exatamente algo novo que surgiu na nossa mente.

Por isso, uma das mais importantes funções de um criador é verificar se o que ele está fazendo já não foi feito por outra pessoa. Não existe problema algum em pegar referências, aliás é sempre bom lembrar que estamos fazendo isso 24 horas por dia, então podemos direcionar as nossas ideias a determinados assuntos e vivências na hora de criar algo para um projeto.

Além disso, os inputs criativos podem acontecer antes de um projeto ser desenvolvido ou até mesmo durante — a partir do momento em que artistas, designers e profissionais de criação recebem seus briefings, é bem possível que suas respectivas mentes sejam direcionadas automaticamente ao assunto e, durante o ócio criativo, onde esses profissionais estão em suas horas de lazer, descanso e fazendo atividades prazerosas, é provável que prestem mais atenção a itens que lembram o trabalho que está sendo feito.

Além dos inputs, existem diversas outras técnicas que os profissionais de criação utilizam nos seus projetos, algumas mais específicas, outras generalizadas. Então sempre é bom contratar pessoas que estudam e vivenciam esses processos para que seu projeto tenha uma boa base e, principalmente, não seja cópia de nada.

DANIEL Prado
Criação na LB Comunica
Ator, ama criar identidade de marcas e decifrar logos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...